quinta-feira, 15 de abril de 2010

Religião e Fé São Totalmente Iguais?

Religião um assunto polêmico que há séculos vem sendo estudado, mas o fato é: Será que a religião tem mesmo que ser "estudada"? Ela poderia ser algo tão lógico que nós não notamos e por isso cada um segue a crença que acredita. Este belíssimo texto abaixo foi criado por minha amiga Gabriela Mathias que se aprofundou no assunto, colocando de forma exemplar o que acha sobre a religião e a fé.

"Ao longo de milhares de anos as pessoas têm tentado adquirir respostas sobre Deus e a sua existência, muitas teorias e religiões foram inventadas afins de que se encontrassem respostas para tantos questionamentos que o ser humano faz a respeito de si próprio e a origem da sua criação. Mas será que alguém já parou pra pensar que Deus não existe? Ele simplesmente é! Talvez Deus seja algo tão grandioso que nós meros seres humanos não temos a capacidade de compreender. Afinal tudo o que existe foi criado por algo ou por alguém. Mas e quanto Deus? Quem o criou? Nenhuma teoria sobre Deus pode ser confirmada através da ciência, pois desde os tempos da idade média ciência e religão são totalmente opostas, e apesar de nos dias de hoje haver maior unificação desses meios, não há como acreditar em Deus sem ter fé (PS.: fé não é religião).
Para entendermos Deus não podemos estar alienados nesse mundo natural do cotidiano, na qual o estético, o existente e o que nos impede de ter uma visão mais ampla das coisas "loucas". A verdade é que se não sabemos quem somos, somos incompletos e não dá pra correr atrás de grana, vícios, parceiros ou o que for achando que isto vai nos completar, porque tudo é uma grande mentira e no fim da vida você percebe que foi como uma corrida atrás do vento. O fato de Deus não existir, não quer dizer que ele não seja presente.
O verdadeiro mundo é o abstrato de cada mente."





3 Comentários:

Unknown disse...

Eu creio que ambas são coisas completamente diferentes! Enquanto a religião se trata, indiretamente, de uma doutrina com regras a serem seguidas a fé vem com a força de acreditar. Posso não possuir religião alguma, mas mesmo assim ter muita fé no Deus que eu acredito que seja o certo e não o que muitas igrejas/religiões pregam por aí.

http://blogdopelarau.blogspot.com/

Thomas Cobain disse...

Eu tenho pensamento semelhante.
Tenho fé, acredito em um Deus, mas não o personifico...

Quem pode provar que Deus é Alá ou o Deus do Cristianismo, ou Tupã ou o Sol, a Lua, Bahama ou apenas uma força que move o mundo?
Ninguém...
Esses pensamentos são doutrinas religiosas que os HOMENS criaram até como forma de dominação.

Pra mim não importa quem o que Deus seja
Importa que eu acredito nele e isso (acreditar sem personificar) já é fé.

Façamos o bem que o bem retorna, afinal de contas o universo é neutro. Fazer o bem e não ser recompensado ou o mal e não ser castigado quebraria essa neutralidade.

Pois bem... Já me estendi demais...
Belo post, bela visão... Sucesso!

ADRI disse...

Religião e Fé são coisas diferentes, porém, acredito que não existiria religião se não hovesse fé. A religião se torna religião quando um grupo de pessoas professa a mesma fé. Acredito que a fé é muito mais importante que a religião, a própria bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus. A primeira coisa é como eu posso crer, ou ter fé, em algo que eu não posso ver? Só o simples fato de acreditar já agrada a Deus, porque na minha modesta opinião, eu não tenho dúvida da existência divina. Existem coisas que se tornam possíveis por causa da fé, como diz o ditado baseado também nas escrituras bíblicas "a fé move montanhas" e move mesmo, move o teu interior a tomar uma decisão que pode mudar o rumo da tua vida. E é bom lembrar também que a fé não é somente positiva, eu posso ter fé em coisas ruins também. Parece-se ao falar de fé que ela é sempre boa, mas isso depende da pessoa que a tem. Acho que isso é tudo por hoje...

Postar um comentário

  ©Senso Crítico - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo