terça-feira, 13 de abril de 2010

Consumismo em Datas Comemorativas.

Pois bem... Quando chega uma determinada data comemorativa, seja ela dia das mãe, pais, namorados, das crianças, páscoa, natal, sempre nos deparamos com a mesma cena do consumismo. Lojas abarrotadas de pessoas em busca do presente ideal, o aumento dos produtos e do capitalismo que move as pessoas a comprar algo para outra pessoa. Até ai tudo bem, estamos acostumados com isto, mas minha critica é por que a maioria das pessoas costuma agraciar outras nestas datas? Será que o mais correto não seria lembrar das pessoas queridas durante o ano todo, e que não fosse através do consumismo?
Sem dúvida uma data capitalista reúne a família, dar presentes sempre é bom, ganhar é ótimo! Mas por que seguir essas datas ditadas pelo sistema? Provavelmente estas pessoas são movidas pelos estereótipos e fazem de uma troca de presentes algo útil, tanto para o consumidor como para o fornecedor.
E nossas queridas figuras capitalistas? Papai Noel um velhinho sadio que traz presentes numa grande sacola vermelha voando no seu trenó puxado pelas suas renas (ta bom, meu pai ta em cima da casa entrando pela chaminé com um saco nas costas), e o Coelhinho da Páscoa (que cor ele tem?) que coloca ovos de chocolate, onde se viu coelho botar ovos? Isso para mim são histórias inventadas para digamos acostumar às crianças com a ideia do capitalismo (meu senso crítico.).
Bem, vou deixar esse espaço de pensamentos para a critica de vocês.
E um feliz dia do beijo!! Sim é idiota, mas pelo menos não é uma data capitalista, imagine se vendessem beijos?
...



6 Comentários:

ADRI disse...

Bem, eu concordo plenamente quando tu diz que as datas comemorativas só servem para aquecer o mercado capitalista, inclusive assisti um filme que trás essa idéia como pano de fundo para uma trama, que é INVASOR DE MENTES, mostra uma empresa que instala chips na cabeça de pessoas que estão à beira da morte, fazendo-as reviver e tornando-as consumistas em potencial apenas para aumentar os lucros da empresa. Parece surreal, mas isso acontece hoje porém, sutilmente. Apenas utilizando-se de argumentações fortes, inclusive no mundo infantil, para aumentar o consumo de bens que na realidade não são artigos de primeira necessidade. Voltando ao sentido real das datas, acredito que não existe dia certo pra agradar quem se ama, todo dia é dia. Que adorável é quando alguém que te ama te faz uma surpresa. Não acha?

Anderson disse...

Perfeito! Concordo plenamente com você. Não existem datas para dar presentes, quem ama demonstra isso em qualquer dia. Mas vejo que estas datas nos obrigam a comprar como se isso fosse um favor e não algo de livre espontaneidade.
Muito obrigado pelo comentário, estará bem vinda aqui sempre para discutir algo e colocar seus pensamentos que pelo menos isso nós temos livres.

Anônimo disse...

Essas datas,e suas obrigaçoes de presentear alguem são ridiculas mesmo u.u

http://semsaboor.blogspot.com

Thomas Cobain disse...

Isso me lembrou do amigo secreto.
Confraternização?
Onde que trocar presentes é confraternização?
Então eu compro algo pra mim ao invés de comprar algo para outra pessoa e esperar que alguém me de o que eu quero.

Mas trocar beijos no dia do beijo como forma de confraternização seria algo interessante...

Tah bom! Ta bom... Eu sei que viajei agora...
hehehehe...

Bela postagem senhor Potter.
Tah no caminho certo!
Parabéns amigoo

Anderson disse...

Pura verdade Thomas, amigo secreto bem lembrado. O único objetivo é ganhar presente e mal mal um abraço!

Se a troca de beijo pega ia ser bom, mas logo ia ter gente vendo beijo hahahaha

Muito obrigado pela corrente filosofica!
Continuem comentando.
Abraço

Einstein² disse...

otimo artigo, tregostei! venda de bjos kkkkkkk
abraço

Postar um comentário

  ©Senso Crítico - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo